terça-feira, novembro 14, 2006

Fiat Lux e o vale-tudo

"O que não me mata, me fortalece", é uma frase popular de Frederico Nietzche. Pois é. Ando assistindo lutas de vale-tudo (mma) e elas me dizem que nem sempre é assim. Paulão Filho não foi morto e não saiu fortalecido. É a frase de efeito. Nem sempre o que não nos mata nos fortalece. Muitas vezes, o que não nos mata, nos deixa mais próximos da morte. Nos acovarda. Transforma o guerreiro em coberta furada em inverno rigoroso. Malditos dilemas. Malditas frases. Quem já apanhou sabe. Quando o sangue faz gosto na língua, tudo aquilo que nos ensinaram fica distante e a vontade de se enrodilhar feito um feto abandonado se confunde com o desejo de revide. Malditas frases de efeito. Melhor não reagir. Melhor não criar expectativas e se assumir como o compadre da sorte que, nos bons dias, tem sua companhia, nos dias nublados, procura abrigo cada um por si. O que não me mata, me atormenta pelo resto dos meus dias. Melhor seria ter morrido de uma vez a assumir tamanha miséria. Renascer. Talvez seja isso. Como diz Buda, "agora você renasceu e tudo o que é passado deixa de fazer sentido". É preciso sinceridade pra ser assim. Talvez por isso chamem de iluminação.