quinta-feira, novembro 16, 2006

NEGÓCIOS E OS VÁRIOS VALORES ENVOLVIDOS

Quando um supermercado anuncia que é honesto, o faz por comprometimento com princípios ou para vender mais? Um político que se diz honesto é honesto por princípios ou para angariar votos? Anunciar as próprias qualidades, quando se tem como resultado o lucro não dá crédito ao negociante. Certamente a arte do comerciante é obter lucro. Os mecanismos para se conseguir o lucro passam pela estratégia. Estratégias de curto prazo precindem de princípios ou valores. Estratégias de médio e longo prazo já necessitam de princípios e valores. O tempo determina se esses princípios e valores existem para além da questão lucro.
A vaca anuncia a todo o curral que tem o leite com mais índice de gordura. Todos os bezerros ficam invejosos do filho da vaca. Os touros sonham na próxima monta poderem ter como parceiro a vaca do leite mais gordo. As demais vacas ficam enciumadas. No final do mês, a vaca é levade para longe. Um ano depois, um dos touros ouve do porco, que ouviu da galinha, que ouviu do pero, que ouviu de uma pomba caseira, que a vaca está morando em um laboratório, cedendo seus óvulos e que nunca amis terá que parir ou ser montada por qualquer touro que seja.
O que o parágrafo anterior tem a ver com o primeiro parágrafo?